segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vamos falar sobre Otakus!


Essa postagem não é nada ofensiva ou muito menos apoiadora ao movimento...
porque pra começar....quem é otaku e quem não é?



Nos meus tempos de Ensino Médio, eu era muito alheio às coisas MADE in Japan. Eu só sábia do básico, e achava que era o suficiente... E eu tenho certeza que tem muito brasileiro que foi fã desde pirralho dos Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z ou até mesmo Sailor Moon...
E quem não foi?
Sendo assim, não devemos considerar as pessoas que assistiam animes na infância como pessoas apreciadores da cultura japonesa... pois assisitir anime em tv aberta naquele período e principalmente hoje (para aqueles que assistem naruto no sbt) são só meros produtos de influência televisa. E criar produtos mentais por influencia é algo que a Globo faz antes da Dercy Golçalves assumir sua forma mortal nesta era cristã.
Automaticamente, já eliminamkos 60%  dos fãs de animes para a categoria de Otaku. Mas meu Pai eterno.. O que é Otaku?
Sinceramente eu não sei o significado da palavra literalmente, pois meu japones é fraco (traduz-se: inexistente)
O que sei por puro custume é que quem entra na categoria são os Cosplayers, os fãs de animes que só chegam aqui  pela internet, os que leem mangás e principalmente os que leem os Fanfics.



Chamar alguém de Otaku é uma ofensa? Bom, vários já tentaram usurfruir da palavra como ofensa...mas do que adiantaria... a maioria tem orgulho de dizer que é... Tentar ofender um é como se vc fosse um nazista chamando um judeu de judeu! (um péssimo exemplo, mas é últil pra dizer que ofender algo que é por natureza é inútil).
Otaku é feliz do jeito que é.  Estão felizes com seus mangás, seus animes. E poder ter a chance de mostrar seu personagem favorito num congresso de animes é quase como uma honra para alguns, ou simplesmente uma forma de chamar atenção (que é o caso da maioria). Mas tem certas pessoas do MSN (movimento sem noção) que querem tanto andar de cosplay num congresso, que estão dispostos a usar TNT pra vestir a roupa do personagem, e por isso somos obrigados a ver Cospobres em algum lugar...

Quando eu comecei a participar do mundo dos fãs de animes, eu já tinha conhecimento da categoria, e o interessante que quando estamos de fora, achamos que otakus são todos, todos os fanáticos loucos por animes...Mas quando olhamos melhor, vemos que muitos são fãs e não percebem... Pais de família assistem e leem o mangá de Naruto! Garotas com corpo de modelo (e até algumas modelos) leem Shoujos desesperadamente pois amam os romances adolescentes de mangás, o que contradiz as críticas Desciclopédicas  que dizem que garotas otakus são todas gordas e cheias de espinhas (talvez a maioria) mas as que conheci são o colírio para os olhos e nem são tão ligadas sobre a questão da generalização.



a Wikipédia afirma que fãs de animes se ofendem com o termo. O que eu discordo, a não ser que só em São Paulo os Otakus de lá se ofendam...Pois aqui em Brasília, o termo é até usado pra criar nome de congressos, como o Otacon, além do fato de pessas usurfruirem deste termo para leigos, no caso de se auto explicarem no motivo de gostarem tanto da cultura popular japonesa.
Alguns confundem Otakus com emos, o que eu já acho absurda a , já que todos sabem que emo sempre nega  o termo para si: "voce é emo?" e ele disse: "não, sou Pop Punk".
E por acaso existe este termo pop punk? logo é emo...
Nunca vi um Otaku negar que otaku, no máximo no máximo ele diz que é fã de desenhos japoneses...que é justamten a sigficãncia do termo na nossa cultura popular...
então não há o que criticar...
Eu? Eu assisto só tres animes que acompanho, leio só um mangá e odeio fanfics, mas sempre quiz fazer o Cosplay do Sandman...
Será isso Otakice?
por favor comentem....



P.S. postagem influenciada pela chegada do KODAMA que vai ocorrer nesse dias 29 e 30 de maio, mas ainda não decidi se vou, pois na minha opinião a N'DEAS  está ganhando muito dinheiro nesses ingressos! Estão muito caros!

Um comentário:

  1. Sim, isso é o começo de sua denominada otakice, embora que um otaku, não se detêm ao que gosta ou deixa de gostar, otakus sempre estão em busca de novos conteudos, seja na net ou na vida real, em convenções e etc.

    ResponderExcluir