quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Brasólia!




Uma coisa que aprendi sobre história, é que esta nao é um fato verdadeiro, mas devemos notar todos os fatores que envolvem uma certa conclusao pré-definida.


(estou sem o til)


Eu, um vivente de Brasólia, uma pequena ilha do Goiás, onde permanece a capital do nosso país. Percebi o enredo de Nimeyer e sua mais nova criaçao para o eixo monumental: a dicutível praça da soberania. Mas por que meu Deus esse rebuliço todo???


Em todos os jornais que vi e li, a praça aparenta bem bonita, do jeito que ele sempre faz em todas as suas obras. como no famoso ''casca de ovo'', mais conhecido como Museu nacional, aonde nao há mais nada alem do museu para ver, num patio completamente deserto. Me disseram certa vez que ele faz isso baseado na arquitetura grega. O que faz um pouco de sentido. De tanto corcreto que se poe a cada prédio novo dele. Aparenta até uma cidade antiga grega de mármore agora substituida por concreto.


Mas... voltando sobre a praça... nao vi nada de errado, apesar de acordo com as opinioes dos jornais sobre a questao da vista e da rodoviaria, nao levei muito a sério. Até que... eu, andando sobre a rodoviária, como um mero empregador da metrópole, eu vejo o Congresso e penso na praça, lá, bem no meio do mato verde do Lucio Costa, com aquela torre diagonal gigante no meio do Congresso...


Agora sei porque se chama praça da soberania... é pra dar medo mesmo... no mínimo...


de acordo com o Caderno Brasília, aquele que fica de graça nos restaurantes, falando sobre esse assunto. Há uma citaçao que diz que, se Brasília fosse um filme, Lucio Costa seria o diretor e Oscar, o ator principal... O que faz totalmente sentido... Já que nesses filmes de hollywood e até mesmo os nacionais, nem sempre damos conta nos diretores, e sim pra quem está estrelando.


No caso de Brasólia, Oscar como ''ator'' sempre apareceu bem forte nesses últimos anos, desde que Lucio morreu. criando prédios que criam a paisagem brasiliense, como o CCBB, o vale dos tribunais (que breve estará pronto) e outras obras bem atuais que estao espalhadas pela cidade. E o crédito de sua arte foi tao forte que sempre foi concordado em continuar a empurrar o trem sem demora...


Mas... apenas foi meter a mao na obra do Lucio,que o clima pega fogo...

usando uma analogia bem pobre... é como se Michelangelo fosse acrescentar algo na Mona Lisa.


Há necessidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário